Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

O casamento e o divórcio no século 21

O casamento, quando verdadeiro, simboliza também a união eterna entre as duas pessoas que vão formar uma família (quando falso, dá divórcio). Acredito eu que o casamento é o que acontece quando se alcança o amor. O amor não faz parte da gama de sentimentos comuns, que surgem no limbo emocional-químico e se conscientizam depois. Ele é consciente primeiro. É voluntário. Na paixão, sua consciência é atacada pelo sentimento. No amor, sua consciência é quem o cria. Ao contrário do que se pensa, não existe esse negócio de "cada um tem seu tipo de amor", ou então não teríamos uma palavra única pra isso, e sim várias palavras designando essa gama de sentimentos. Para uma descrição melhor do amor, veja esse meu texto.

O sentido concreto de casamento (que eu não sei, pessoas estudam pra caralho isso e eu nunca movi um dedo pra me aprofundar no assunto) se perdeu tanto que o senso comum de hoje diz "que sentido tem casar? Qual a diferença pro namoro e pro casamento?". Ela existe e é fundamental pro jeito como nos relacionamos. A pista que eu tenho é que namoro está pra paixão assim como casamento está pra amor.

Em muitos casos de casamentos falsos o que acontece é isso aqui:




Um comentário: